HOME ASSESSORIA TÉCNICA CURSOS REFORMA PSIQUIÁTRICA MOVIMENTO DA LUTA ANTIMANICOMIAL FÓRUM PAULISTA DE SAÚDE MENTAL GESTÃO INCLUSIVA
QUEM SOMOS
EXPERIÊNCIA ACUMULADA
SERVIÇOS PRESTADOS
ASSOCIAÇÃO JOSÉ MARTINS DE ARAÚJO JÚNIOR
CONTATO
HOME

A Associação De Volta Para Casa é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos comunitários de Saúde Mental em parceria com o setor público, em consonância com a Reforma Psiquiátrica (lei federal 10.216/2001) e o SUS (leis 8.080 e 8.142/1990). Foi fundada em 2002 por usuários e familiares da Associação José Martins de Araújo Júnior, entidade de defesa de direitos na área da Saúde Mental existente desde 1992 em Santo André.


Há mais de 30 anos usuários, familiares e trabalhadores da Saúde Mental de Santo André lutam por um atendimento de qualidade na área, que respeite a vida e a liberdade. Fundaram a Associação José Martins de Araújo Júnior para atuar na defesa de direitos e inclusão social deste público. As internações psiquiátricas aconteciam na Clínica Psiquiátrica Borda do Campo, que foi fechada em 1999, após a apuração de várias denúncias de violação de direitos humanos. Foram abertos serviços substitutivos: hospital-dia e ambulatórios que posteriormente se transformaram nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

A Associação José Martins de Araújo Júnior, desde os anos 1990, realizava manifestações em defesa dos direitos dos usuários da saúde mental e promovia projetos de inclusão social para este público, com reciclagem, jardinagem, alfabetização, entre outros, em terreno cedido pelo SEMASA. Em 2002, devido ao reconhecimento que a entidade alcançou, foi convidada a firmar uma parceria com o Poder Público, para colaborar inicialmente com a gestão das Residências Terapêuticas, Núcleo de Projetos Especiais e Unidade de Redução de Danos. Para isso, decidiu-se em assembleia fundar a Associação De Volta Para Casa, pois o Estatuto deveria se adequar às leis da "Organização Social", forma jurídica escolhida para formalizar a parceria na época. Optou-se por não alterar o estatuto da Associação José Martins de Araújo Júnior, para não perder o caráter de movimento social.


A Associação De Volta Para Casa foi qualificada como "Organização Social" em 2003, pela Portaria nº 150.05.2003-SS, com fundamento na lei municipal nº 8.294/01 e lei federal nº 9.637/98. Com a parceria, foi possível garantir a participação social, além de alcançar eficácia, menor custo e agilidade na gestão de recursos públicos.


A diretoria da Associação De Volta Para Casa é formada por usuários e familiares da Saúde Mental, o que enriquece o trabalho, já que eles próprios podem contribuir com sua experiência de vida no desenvolvimento do trabalho, primando por um atendimento de qualidade e atento às necessidades de cada usuário.


Além de executar o Plano de Trabalho em parceria com a Secretaria de Saúde de Santo André, a Associação De Volta Para Casa capta recursos externos para melhorar o trabalho oferecido. Já recebeu recursos nacionais e internacionais (Governo Federal, União Européia, Organização das Nações Unidas), sempre se preocupando pela qualidade na execução dos serviços e pela transparência na prestação de contas.

Facebook Twitter Google+ Addthis